Como vender mais usando a segmentação de anúncios e conteúdo

A segmentação de público é uma das primeiras
ações estratégicas que devemos tomar ao criar uma campanha de marketing para
seu negócio. Saber com quem você está falando é um passo importante para
garantir uma comunicação acertada.
A segmentação de marketing divide o público em
nichos de interesse, o que facilita na hora de desenvolver conteúdo
personalizado e direcionado para as necessidades de cada segmento de clientes,
facilitando as conversões, efetivando o ciclo de vendas. Neste post de nosso
blog, vamos discutir 5 formas diferentes de se executar a segmentação de
marketing aplicado ao seu negócio:
#1 Segmentação por Remarketing
Segmentação por remarketing, o objetivo é não
perder o potencial cliente de vista. Assim que o visitante deixa o seu site,
todos os anúncios com que ele tem contato passam a ser personalizados,
direcionando-o para retornar para o seu site. Isso acontece com mais freqüência
do que você imagina. Imagina que esteja pesquisando por passagens áreas para
Florianópolis por exemplo. Não é coincidência que os anúncios de diferentes
sites, redes sociais (barra lateral do Facebook por exemplo) comecem a exibir
na sua tela promoções, sites de busca por passagens e etc. Houve uma
segmentação de remarketing e a sua pesquisa o qualificou como alguém altamente
interessado em comprar passagens aéreas e para Floripa.
#2 Segmentação por comportamento de
compra
Outra maneira de segmentar o público se dá
através do comportamento prévio de compra dos consumidores. Desta forma podem-se
fazer campanhas específicas para quem compra mais no PDV (Ponto de Venda) ou
para clientes que consomem mais através do site. Muitas empresas oferecem um
produto que irá completar os produtos que já foram comprados pelo consumidor em
sua próxima compra.
#3 Segmentação Demográfica
Com a segmentação demográfica é possível atingir
pessoas de acordo com o interesse das pessoas, região, escolaridade, gostos e
preferências, entre outros atributos. Se o seu público é concentrado em
mulheres por exemplo, que tal fazer um e-mail só para as consumidoras com um
tema do universo feminino?
Uma outra alternativa separar seu público por
bairro e fazer alguma promoção específica. Com o sistema Edelivery é possível
ter acesso a uma lista de clientes, o histórico de compra e alguns outros dados
cadastrais, sendo possível fazer a segmentação demográfica.
#4 Segmentação por palavras-chave
Por meio da segmentação por palavras-chave é
possível fazer anúncios que estejam relacionados com os termos que a pessoa
está buscando. Por exemplo se uma pessoa está buscando por Kibe para entrega ou
Kibe congelado, o anúncio vai direcionar para páginas de estabelecimentos que
vendam exatamente o poduto procurado.
Na plataforma Edelivery temos uma área SEO
destinada para o preenchimento das palavras-chave de todas as seções de
cadastro de produtos, o que facilita na hora de fazer a segmentação por
palavras-chave. Além disso, você pode configurar as páginas do seu site
exclusivamente para cada um dos produtos, facilitando ser encontrado pelos
buscadores.
#5 Segmentação por interesses no Facebook
Com a presença maciça das pessoas nas redes
sociais, surge então uma nova oportunidade para as empresas aproveitarem
através da segmentação de anúncios por interesse. No Facebook Ads, por exemplo,
a plataforma de segmentação de anúncios pode ser configurada de acordo com o
nível de escolaridade, profissão, mas principalmente o próprio comportamento do usuário ( o que curte e o que compartilha). Uma
promoção do Dia dos Namorados pode ser exibida somente para quem status de
relacionamento sério na rede social, ou seja, o Facebook vai exibir seus
anúncios para pessoas com perfis parecidos, aumentando o público que entra em
contato com seus anúncios.
Este foi nosso post sobre segmentação de público
para você aplicar em suas campanhas de anúncios e conseguir melhores
resultados. Dúvidas e sugestões nos comentários. Até mais!